quinta-feira, 20 de maio de 2010

Atividade 2.2

Coisas importantes e significativas

As primeiras manifestações hipertextuais ocorreram nos sec. XVI e XVII através dos manuscritos que eram transcritos pelos copistas o que caracterizava uma escrita coletiva e marginálias que eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos permitindo uma leitura não linear, sendo posteriormente transferidos para os cadernos de lugares comuns ficando a disposição para a consulta dos leitores.

Possivelmente surgiu em 1945 por Vannevar Bush quando publicou o artigo The Atlantic Monthy. “As We May Think" onde descreveu o dispositivo Memex, cuja crítica principal era em relação aos sistemas de armazenamento de informações que , na época, eram de forma linear e hierárquica. E segundo Bush o pensamento humano não funcionava desta forma, mas através de associações ou seja, onde um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". Neste artigo, a principal crítica de Bush era aos sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionavam através de ordenações lineares, hierárquicas, fazendo com que o indivíduo que quisesse recuperar uma informações tivesse que percorrer catálogos ordenados alfabética ou numericamente ou então através de classes e sub-classes. De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex. Apesar desse dispositivo não ter sido construído é considerado um dos precursores da atual web,

O hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital que é agregado a outros conjuntos de informações (blocos de textos, palavras, imagens ou sons) que se dá através de referências específicas denominadas hiperlink ou link.( termos destacados no corpo do texto principal); ícones ( gráficos ou imagens) cuja função é de interconectar os diversos conjuntos de informações que estendem ou complementam o texto principal.


Modificar

Nenhum comentário:

Postar um comentário