TEXTOS

 Psicologias-Ana Maria bock



EEEFM Visconde de Souza Franco

Profª.: Rosana Elleres / Socorro Santos Disciplina: P.I.P 3ª Série Ensino Médio

Assunto: PERSONALIDADE

Personalidade é um tema complexo. Conceituá-la de modo útil e compreensivo é uma difícil tarefa para os estudiosos do assunto. Sabemos que não há duas personalidades idênticas como não existem duas pessoas idênticas, embora muitas pessoas possuam traços em comum. A personalidade é temporal, pertence a uma pessoa que nasce, vive e morre.

A personalidade existe em função de um meio no qual procura adaptar-se e, pertencendo a um ser vivo, tem que sofrer um processo de desenvolvimento. Neste sentido, cada indivíduo tem sua história pessoal e esta é a unidade básica a ser levada em conta no estudo da personalidade.

Na história pessoal devemos considerar: os dados biopsicológicos herdados; o meio isto é, as condições ambientais, sociais e culturais nas quais os indivíduos se desenvolvem; os dados adquiridos na interação hereditariedade – meio; as características e condições de funcionamento do indivíduo nessa interação, possibilitando previsões a respeito do seu comportamento em situações futuras.

Considerando-se a personalidade como a unidade individual que se desenvolve em um determinado meio, toda manifestação daquela, sob a forma de diferentes tipos de comportamento, resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio.


Escolha um site abaixo e faça seu teste:
http://www.interney.net/testes/teste016.php
http://www.clube-positivo.com/testes/testes.htm
http://www.rioserv.com.br/personalidades.htm
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/teste-de-personalidade/
_______________________________________________

TESTE VOCACIONAL

Os testes vocacionais ajudam, mas devem ser vistos apenas como forma de identificar áreas de interesse do aluno, eles não fazem milagres, não tem poder de apontar a profissão a ser seguida, mas é um bom norte acerca das aptidões e interesses. Conseguem pistas das impressões de uma pessoa sobre um campo profissional. São avaliadas ainda as suas habilidades, o seu nível de percepção, o raciocínio e a memória. É considerado também o lado pessoal, o equilíbrio mental e emocional, as angústias, os conflitos e as rivalidades da pessoa. Isso por meio de avaliações estruturais, dinâmicas e outros métodos. Todavia, uma boa orientação não pode se prender apenas a testes vocacionais, pois eles podem generalizar o comportamento dos indivíduos.

Escolha alguns sites de testes:
http://www.colegio24horas.com.br/ogloboestagio/teste.asp#
http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm
http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/teste-vocacional/
http://www.mundovestibular.com.br/simulado/testes/teste_vocacional/teste_vocacional.html